O mês de abril termina hoje e com isso já completamos 765 dias de 2020. Não, eu não errei as contas, mas apesar de já termos vivido bastante para apenas um quadrimestre - janeiro e março foram eternos -, o lado positivo é que ainda faltam oito meses para, de fato, classificarmos o ano 20.
Com certeza os livros de história retratarão estes 12 meses como o ano da pandemia, mas
2020 pode também ser lembrado como o arranque da Transformação Digital.
Foi nesse ano que as empresas tiveram que, à força, implementar ferramentas digitais ou expandir os negócios de maneira online.
Segundo o
estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC),
o investimento no digital causa um
aumento de 92% no faturamento de vendas. Contudo, vale destacar que a transformação digital não deve ser caracterizada
como o fim, mas como o meio de melhorar a produtividade, de simplificar processos e de entregar mais valor ao cliente.
No estudo, também foi apontado que a
cultura organizacional é a principal dificuldade para a implementação da transformação
digital. Cultura essa que foi modificada às pressas em muitas empresas por conta da pandemia de coronavírus. Na Alemanha, o
DMEXCO realizou uma pesquisa sobre
quais são as
ferramentas digitais que ajudam nessa mudança de processos e mais se
popularizam no setor digital.
Finalizo a mensagem desta semana sugerindo o
kit com três entrevistas em vídeo com
líderes de empresas digitais comentando
sobre a utilização de mídias sociais de forma estratégica; gestão de marca e posicionamento; e o
start no digital.
Confira abaixo alguns destaques da nossa semana e boa leitura!
|
GABRIEL DIAS
Conteúdo
|